Estudo Direcionado

Pela democratização da informação

Pesquise um post:

Carregando...

Questão abordada na prova da DPE do PR. Segue a resposta:

"A vitimização primária é normalmente entendida como aquela provocada pelo cometimento do crime, pela conduta violadora dos direitos da vítima – pode causar danos variados, materiais, físicos, psicológicos, de acordo com a natureza da infração, personalidade da vítima, relação com o agente violador, extensão do dano, dentre outros.
Por vitimização secundária ou sobrevitimização, entende-se aquela causada pelas instâncias formais de controle social, no decorrer do processo de registro e apuração do crime, a qual estudaremos mais detidamente ao longo deste trabalho.
Já vitimização terciária é levada a cabo no âmbito dos controles sociais, mediante o contato da vítima com o grupo familiar ou em seu meio ambiente social, como no trabalho, na escola, nas associações comunitárias, na igreja ou no convívio social (BARROS,2008, p.72)."

Se você gostou, compartilhe

Postagens relacionadas

3 comentários:

  1. Fábio... Acerca do tema, segue, a título complementar, material disponibilizado semana passa pelo professor LFG, extraído do seu livro "Criminologia".

    GRANDE ABRAÇO...

    VITIMIZAÇÃO PRIMÁRIA
    Processo pelo qual uma pessoa sofre, de modo direto ou indireto, os efeitos nocivos derivados do crime ou fato traumático, sejam estes materiais (ex: prejuízo econômico de um roubo) ou psíquicos (ex: transtornos por estresse pós-traumático);

    VITIMIZAÇÃO SECUNDÁRIA
    Abrange os custos pessoais derivados da intervenção do sistema legal que, paradoxalmente, os padecimentos da vítima (ex: a dor que causa a ela reviver a cena do crime ano declará-lo perante o juiz; o sentimento de humilhação que experimenta quando a defesa do acusado culpam-na argumentando que foi ela própria que com sua conduta provocou o delito; o impacto traumatizante que podem causar na vítima os interrogatórios policiais, o exame médico-forense ou o reencontro com o agressor em juízo, etc);

    VITIMIZAÇÃO TERCIÁRIA
    É o conjunto de custos da penalização sobre quem a suporta pessoalmente ou sobre terceiros (ex: preso que sofre tortura ou é vítima de erro judiciário).

    ResponderExcluir
  2. Obrigada eu consegui entender melhor agora!

    ResponderExcluir

 
 
 

Blog Archive

Arquivo do blog